Roda do Ano 2026
12/29/20251 min read


Esta é a arte da Roda do Ano de 2026. Ao contrário de como venho fazendo desde 2021 (Vênus), neste ano não consegui concluir o desenho de tema. A explicação prática é que, além de 2025 ter sido muito desafiador, houve acúmulo de trabalho no final do ano. Porém, astrologicamente, Marte é aquele que corta. Ele encerrou algo que a Vênus havia começado em 2021.
A Inteligência Artificial chegou rápida e intensamente. Muitos artistas amadores como eu e mesmo os já consagrados passaram por crises com suas artes. A IA fazer muito rápido e incrivelmente belo o que levamos semanas, ou até meses, para terminar. No início, me intimidei, mas agora estou retomando as forças para desenvolver minha própria linguagem artística.
Sem me render para as facilidades da IA, escolhi “Minerva Protegendo a Paz de Marte”, Peter Paul Rubens, um pintor do barroco espanhol, meu estilo favorito.
Nessa pintura, Minerva (Atena em grego), protege Vênus (Paz), que está amamentando Plutão (Hades), um deus de riquezas. Ao lado de Vênus, há um sátiro e outras ninfas carregando objetos preciosos e alimentos. Eles simbolizam a prosperidade que a Paz proporciona.
Do outro lado, está Marte com uma expressão de derrota. Junto a ele vem Alecto, uma das Fúrias que o acompanha. Muitas vezes aparecem a Necessidade e o Pavor com ele também, pois é isso vem junto com as guerras e os conflitos. Falarei mais a respeito da arte em um próximo post.
Meu desejo para 2026 é que possamos deixar Marte (conflitos e guerras), muito bem contido e pacificado. É esse o motivo para a arte.
Para se inscrever, acesse o link abaixo:
Roda do Ano 2026 Online - Marte - Sementes das Estrelas
