Análise da Entrada de Júpiter em Câncer
6/11/20252 min read


Ascendente em Sagitário – O Ascendente da Carta revela seu senhor, quem é, neste caso, o próprio Júpiter, pois está em seu signo, Sagitário. Isso dá mais força para Júpiter.
Além do Ascendente em Sagitário, temos a Lua nesse mesmo signo. Estando na Casa 01, ela estará atuante durante o período. A Lua é significadora do povo, portanto este mapa dá ênfase aos temas da população média. A Lua em Sagitário também sugere otimismo, busca por justiça e espiritualidade, além de certa inquietude.
Agora vamos analisar o quanto disso é, realmente, bom.
O dispositor da Lua e regente do Ascendente, Júpiter, está em seu signo de exaltação, a morada da Lua, Câncer. Neste signo, Júpiter tem mais fluidez para realizar seus propósitos de prosperidade e proteção. Como ele dispõe da Lua, protege o próprio povo. Porém, por estar em uma Casa 08 e conjunto ao dispositor do Sol (os governantes e poderosos), Júpiter não faz isso a plenos pulmões. Uma parte de sua energia também se volta para beneficiar os assuntos do poder, e a Casa 08 não é forte para ele.
A Casa 08, associada a crises, transformações, dívidas e morte, também pode indicar acordos financeiros, negociações de dívidas públicas e temas de heranças ou impostos como pautas relevantes. A conjunção com o dispositor do Sol sugere que Júpiter pode trabalhar de forma cooperativa com a elite governante, mas talvez haja um desvio de foco dos interesses populares para temas de poder e finanças.
As posições da Lua e de Júpiter caracterizam uma recepção mútua não aspectada. Embora mais fraca do que quando há um aspecto, essa recepção mútua confere mais dignidade a Júpiter e ajuda a Lua, que está em um signo colérico.
Os objetivos do mapa, o Meio do Céu, se direcionam através de Virgem, em sua praticidade, conhecimento técnico e cuidados com a fisicalidade. Seu regente, Mercúrio, conjunto a Júpiter, recebe dignidade por corpo e realiza, até certo ponto em que a Casa 08, boas realizações. Parece que Júpiter está levando conciliação a um campo de destruição e morte da Casa 08. Isso pode resultar em términos de conflitos, como o da faixa de Gaza.
A grande dificuldade do mapa está na quadratura de Saturno em Áries com Júpiter em Câncer. Saturno em Áries está debilitado por exílio, indicando resistência, impaciência ou imposição de limites de forma autoritária. Essa quadratura dificulta a fluidez da prosperidade prometida por Júpiter, criando tensões políticas, burocráticas ou estruturais que podem atrasar as realizações benéficas do período.
Esse aspecto vai dificultar o avanço das intenções positivas de Júpiter, mas, olhando a posição da Lua (recepção mútua com Júpiter) e de Vênus (em sextil com Júpiter), dignificadíssima essencialmente em sua triplicidade, seita noturna, seus próprios termos e seu signo preferido, Touro, acredito que dias melhores virão para o coletivo e para nossas vidas pessoais.
Vídeo Completo
